Plano de Aula: Sociedades Absolutistas/Estados Nacionais


Tema: Absolutismo/Estados Nacionais

Público Alvo: 7º Ano

Objetivo: Oportunizar ao aluno a compreender o funcionamento de uma sociedade absolutista de forma autônoma, levando em considerando o desenvolvimento dos conceitos centrais de sociedade, política, economia, cultura e outros, promovendo o pensamento científico, crítico e criativo.

Através da Metodologia Ativa, buscando a autonomia dos alunos, podemos propor de forma prática um trabalho que buscará a autonomia dos alunos em compreender o período absolutista. Nesta proposta os alunos deverão lidar com os conceitos de sociedade, política, economia, cultura, rotas comerciais e outros, compreendendo um funcionamento prático de uma sociedade, pontos estes trabalhados no 6º Ano do Ensino Fundamental. Para isto, aplicamos o seguinte roteiro:

1- Um reino que politicamente se centrava nas mãos de um Rei ou Rainha;

2- Apresentar toda a estrutura do Reino: Política, Economia, Características Culturais, sistemas monetários, comercial e outros;

3- Sistema Social, com base no Absolutismo;

4- Mapas com representação das cidades;

--> Na Elaboração poderiam utilizar de maquetes, cartazes, folhas sulfites, ou seja, qualquer material para representação de sua criação aos professores.

O resultado demonstrou que autonomia estudantil é profícua no processo de ensino aprendizagem, com os alunos criando entre si sistema comercial, compreendendo perfeitamente de uma forma lúdica a proposta do conteúdo. Com uma brincadeira foi possível facilitar as aulas teóricas sobre Absolutismos, apresentando ai sim o contexto histórico do período.

Importante ressaltar que os alunos tiveram de realizar pesquisas para e projetar seus objetivos para elaboração de seus reinos, proposta esta central da Educação Científica no Ensino Básico