Viagem dos Sonhos: Conhecendo o Nordeste


Um grande sonho era conhecer o Nordeste, experimentar um pouco de sua cultura, paisagem, sabores, sentimentos e muitas outras coisas. A proposta desta viagem desde o início foi aproveitar o máximo possível e aprender muito com a delicadeza deste lindo e educado povo. A sensação que tive foi estar em outro país, mas ao mesmo tempo sentindo aquela essência do brasileiro criativo, educado e cheio de vida. Um dos contrastes que mais percebi foi a forma como na linguagem é bem presente a divisão social tanto linguística como territorial, impressionante como eles não se misturam, isto não encontramos aqui em São Paulo, no sentido dessa divisão estar presente desta forma. A viagem foi focada em Pernambuco (Recife, Olinda e Praia dos Carneiros), Maragogi (Alagoas) e João Pessoa (Paraíba).


Partimos de do Aeroporto de Guarulhos com a Avianca, logo bem cedo no dia 07/01/2019. A Avianca na ida forneceu bolachas e sucos, com duração de 3 horas, e o legal é que como no Nordeste eles ficam uma hora atrás, acabamos ganhando uma hora.

Contratamos a empresa Luck Receptivo para os translados e os passeios em outros Estados e Cidades. Ficamos no Hotel Golden Park, na Avenida Boa Viagem em Recife, adoramos a localização, o tratamento e os cuidados com os hóspedes, com um café da manhã maravilhoso.

No mesmo dia de nossa chegada aproveitamos para ir conhecer a cidade de Olinda, considerada a primeira cidade do país, existindo controvérsias históricas, mas lá tivemos o privilégio de conhecer lugares muito interessantes: Os 4 Cantos, Mosteiro São Bento, Casa dos Bonecos de Olinda, Matriz da Sé, Alto da Sé, Loga Imaginação Brasileira, Experimentar a deliciosa Tapioca de Olinda e sofrer para subir a ladeira da Misericórdia. Também conhecemos o Mercado da Ribeira (antigo mercado de escravizados) e as Ruínas da República.

No segundo dia de viagem, elaboramos um roteiro próprio, para conhecer os locais no Recife Antigo, abrimos com um maravilhoso café da manhã nordestino com tapioca e omelete com cuscuz, adorei isto. Sigamos para o Marco Zero, em local em que tudo começou na cidade, seguindo para a Rua Bom Jesus, uma das mais antigas do país, visitando: Paço do Frevo, A Sinagoga mais Antiga do País (os judeus de Recife saíram aqui e fundaram NY), Embaixada dos Bonecos de Olinda e Museu do Cais do Sertão, tudo isto no Período da Manhã.Visitamos o Mercado São José e conhecemos a essência popular e um simpático artesão de sandálias de couros, que me convenceu em trazer 5.

No período da tarde do mesmo dia um grande sonho realizei, conheci a Casa de Gilberto Freyre, o qual conheço praticamente todas as obras, maravilhoso! Aprendi muito mais com a visita e pude conhecer o cotidiano dele e seus restos mortais se encontram em um Memorial no mesmo local. Depois visitamos o Instituto Brennand, que tem a segunda maior coleção de armas brancas do mundo, estando entre os melhores 25 museus do planeta, tive o prazer de conhecer o próprio Ricardo Brennand!

No terceiro dia viajamos com a Luck Receptivo para João Pessoa na Paraíba, visitamos muitos lugares interessantes: Mosteiro Franciscano, Cabo do Seixas (Ponta mais Oriental das Américas), Pôr do Sol na Praia do Jacaré. Experimentei o famoso sorvete de caipirinha com cobertura de cachaça e a pinta PQP rs;

No quarto dia conhecemos a famosa Porto de Galinhas, local que realizamos mergulho de cilindro, andamos de Buggy.

Depois, do quinto dia conhecemos a maravilhosa cidade de Maragogi em Alagoas, aproveitamos e conhecemos as suas Galés....

Praia dos Carneiros, Pernambuco

Finalizamos com um passeio de Catamaran no Rio Capibaribe em Recife com o tema Assombrações em Recife, baseado na obra de Gilberto Freyre

UM AVISO IMPORTANTE: CUIDADO COM TUBARÕES NAS PRAIAS DE RECIFE