8ª Ano - A Questão do Iluminismo


Todas as sequências didáticas apresentadas aqui, apresentam materiais próprios elaborados e outros coletados em diferentes canais e sites devidamente identificados.

Sequência Didática: A Questão do Iluminismo

Público Alvo: 8º Ano do Ensino Fundamental

Estimativa de Aulas: 3 aulas

Conceitos Trabalhados: Pensamento - Existência - Ideia - Ideologia - Iluminismo - Criticidade - Liberalismo - Contemporaneidade

Habilidades da BNCC Contempladas: (EF08HI01)

Competências Gerais: 1- Conhecimento / 2- Pensamento Crítico, Científico e Criativo / 4- Comunicação/ 6- Trabalho e Projeto de Vida/ 7- Argumentação / 9- Empatia e Cooperação / 10- Responsabilidade e Cidadania (segundo estudos da Profa. Ana Penido, clique aqui)

Competências de Área: 2- Tempo, Espaço e Humanidade/ 4- Diversidade / 6- Debate e Cidadania / 7- Linguagens e Racionalidade (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

Competências Específicas: 1- Conhecimento Histórico/ 3- Fontes e Pensamento Crítico / 4- Diversidade e Argumentação/ 7- Cultura Digital e Criticidade (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

ESTRATÉGIAS

- Aula Expositiva / Dialogada

- Mapas Mentais e Conceituais

- Interpretação e Produção de Texto

- Exercícios e Situações Problemas

RECURSOS DIDÁTICOS

- Caderno para Registro

- Materiais Manipulativos

- Materiais Tecnológicos e Audiovisuais

- Gráficos, Tabelas e Documentos Históricos

1ª AULA - O PODER DE UMA IDEIA E AS TRANSFORMAÇÕES

Antes de nos aprofundarmos especificamente no iluminismo, é interessante discutirmos com os nossos alunos o conceito de ideia, favorecendo assim compreendermos os principais conceitos dentro do objeto do conhecimento em questão. Para abrir a discussão podemos utilizar da Anedota Filosófica, colocando uma cadeira em cima da mesa e pedir que a sala encontre uma forma de provar que ela não existe, para compreender melhor isto indicamos: Anedota filosófica: Isto aqui não existe

Que cadeira?

Quando a sala conseguir chegar no resultado (que pode ser de diferentes formas), comece a apresentar o conceito de ideia e utilize da dinâmica para explorar com seus alunos sobre isto e depois traga realidades históricas de ideias que transformaram o mundo, inclusive ideias que estão hoje em prática transformando o nosso dia a dia (exemplo as questões das redes sociais).

2º AULA - REVISÃO DE ABSOLUTISMO E ILUMINISMO EM SÍNTESE

Faça uma rápida retomada de Absolutismo e já vai ligando com as principais ideias de iluminismo. A Profa. Joelza Ester Domingues em seu site nos traz um material muito legal para ser utilizado, desde um vídeo informativo a um Mapa Mental para apresentarmos aos nossos alunos. A internet como um todo traz muitos modelos interessantes de Mapas Mentais que podem ser utilizados, de acordo com a finalidade do professor com sua turma, ou o próprio pode elaborar um Mapa com seu foco.

Para este aula o artigo: ILUMINISMO: DO ANTIGO REGIME AOS NOSSOS DIAS, vem ilucidar com muito material para abarcar nossa aula.

FONTE: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminismo-do-antigo-regime-aos-nossos-dias/, acessado em 10/02/2019, às 13:26.

Os Pensadores Iluministas Criticavam e Defendiam:

Fonte: http://filosofiaejapaulofreire.blogspot.com/2017/12/iluminismo-voltaire-montesquieu.html, acessado em 10/02/2019 às 13:31.

3ª AULA - EXERCITANDO O QUE SE APRENDEU: PARÁGRAFOS RACIOCÍNIOS

Para avaliar se seus alunos conseguiram atingir a Habilidade proposta para este objeto do conhecimento, podemos propor como análise avaliativa o método de produção textual do parágrafo ou frases raciocínios, dependendo de sua realidade escolar.

a-) Ideia + Pensamento + Consciência

b-) Ideologia + Transformações + Sociedade

c-) Iluminismo + Liberalismo + Economia

d-) Absolutismo + Sociedade + Liberdade

Vocês podem criar diferentes propostas para avaliar o grau de compreensão de seus alunos, usem sua criatividade.