9ª Ano - O Nascimento da República no Brasil e Século XX (até meados)


Todas as sequências didáticas apresentadas aqui, apresentam materiais próprios elaborados e outros coletados em diferentes canais e sites devidamente identificados.​

Sequência Didática: O Nascimento da República no Brasil e Século XX (até meados)

Público Alvo: 9º Ano do Ensino Fundamental

Estimativa de Aulas: 3 aulas

Conceitos Trabalhados: República - Federação - Coronelismo - Voto de Cabestro - Clientelismo - Oligarquia - Abolicionismo -

Habilidades da BNCC Contempladas: (EF09HI01), (EF09HI02), (EF09HI05), (EF09HI03) e (EF09HI04)

Competências Gerais: 1- Conhecimento / 2- Pensamento Crítico, Científico e Criativo / 4- Comunicação/ 6- Trabalho e Projeto de Vida/ 7- Argumentação / 9- Empatia e Cooperação / 10- Responsabilidade e Cidadania (segundo estudos da Profa. Ana Penido, clique aqui)

Competências de Área: 1- O Eu e a Pluralidade/ 2- Tempo, Espaço e Humanidade/ 4- Diversidade / 6- Debate e Cidadania / 7- Linguagens e Racionalidade (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

Competências Específicas: 1- Conhecimento Histórico/ 3- Fontes e Pensamento Crítico / 4- Diversidade e Argumentação/ (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

ESTRATÉGIAS

- Aula Expositiva / Dialogada

- Mapas Mentais e Conceituais

- Interpretação e Produção de Texto

- Rodas de Conversa

RECURSOS DIDÁTICOS

- Caderno para Registro

- Materiais Tecnológicos e Audiovisuais

1ª AULA - O QUE É ESSA REPÚBLICA?

Apresentamos uma rápida discussão com nossos alunos sobre o conceito de República e suas variedades, já focando no conceito atrelado ao sistema Brasileiro. Abaixo apresento um Mapa Mental que elaborei para auxiliar a discussão:

Após a discussão, podemos abrir para um Debate, mediado pelo professor, sobre se a República atual no Brasil atende os pontos que o conceito apresenta, abra sempre para a argumentação do aluno.

2ª AULA - REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE NO BRASIL

Fonte: https://historiadigital.org/atividades/15-mapas-mentais-de-historia-sensacionais/, acessado em 10/02/2019 às 15:06

Apresentar o contexto em formato de Mapa de Mental, facilitando a visualizando os principais pontos.

3ª AULA - O NEGRO PÓS ABOLIÇÃO E SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Muitas podem ser as Metodologias apresentadas para a discussão do assunto: trabalhar cartazes de campanhas abolicionistas, imagens e documentários. Por se tratar de um tema de grande relevância escolhi trabalhar vídeos informativos que encontrei no Youtube, um que demonstra o contexto da inserção e outro que analisa se essa inserção foi realizada coerentemente. Após apresentar os vídeos, solicito que os alunos apresentem seus pontos de vistas, através de uma Roda de Conversa.