6º Ano - As Origens da Humanidade


Todas as sequências didáticas apresentadas aqui, apresentam materiais próprios elaborados e outros coletados em diferentes canais e sites devidamente identificados.​

Sequência Didática: As Origens da Humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização

Público Alvo: 6º Ano do Ensino Fundamental

Estimativa de Aulas:

Conceitos Trabalhados: Humanidade - Hominídeos-Nomadismo-Sedentarismo-Linguagem-Evolução-Registro-Deslocamentos-Preservação-Memória

Habilidades da BNCC Contempladas: (EF06HI03)

Competências Gerais: 1- Conhecimento / 2- Pensamento Crítico, Científico e Criativo / 6- Trabalho e Projeto de Vida/ (segundo estudos da Profa. Ana Penido, clique aqui)

Competências de Área: 1- O Eu e a Pluralidade/ 2- Tempo, Espaço e Humanidade/ 4- Diversidade (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

Competências Específicas: 1- Conhecimento Histórico/ 3- Fontes e Pensamento Crítico (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

ESTRATÉGIAS

- Aula Expositiva / Dialogada

- Mapas Mentais e Conceituais

- Interpretação e Produção de Texto

- Rodas de Conversa

- Filme e Sala de Aula

- Trabalho em Grupo

- Aula Prática e uso de Lúdico

- Documentários e Trechos de Documentários

RECURSOS DIDÁTICOS

- Mapas Conceituais

- Texto Informativo elaborado pela Professora

- Imagens

- Vídeos Informativos

- Materiais Manipulaveis

- Filme

1ª AULA - O HOMEM E A HISTÓRIA

O interessante é apresentar as diferentes teorias sobre a Evolução do Homem, inclusive a do Criacionismo, pois faz parte da aprendizagem da maior parte dos nossos alunos. É interessante trazer a tona aquela aula referente as diferentes visões sobre um mesmo tema na História e esclarecer o porque de nos aprofundarmos na Evolução Científica. Depois abrimos a aula com o vídeo elaborado por mim e um colega em 2009.

Após passar o vídeo para os alunos, podemos realizar uma roda de conversa sobre o que os alunos observaram, as transformações, como eles analisam a nossa evolução, a partir de seus pontos de vistas, depois começamos a trazer a luz a questão dos diferentes mitos sobre nossa existência. Aqui seria interessante uma preparação cautelosa do professor antes, podendo apresentar slides, imagens, histórias desses mitos, realizar até uma parceria com o professor de Ensino Religioso.

Seguindo, cada professor pode preparar um material simplificado sobre a Evolução do Homem na questão científica, mas apresentando ao aluno que a linha utilizada de Hominídeos nas escolas é de forma didática, mas que a evolução aconteceu como uma grande rede, cheia de ramificações.

2ª AULA - A ESCALA EVOLUTIVA DO HOMEM, SUAS ESPECIFICAÇÕES, DIVERGÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES

Entrego para meus alunos um material simplificado, com informações sobre a ESCALA EVOLUTIVA DOS HOMINÍDEOS, organizada de uma forma didática para aprendizagem, acompanhada das imagens abaixo:

Fonte: http://cienciasempre.blogspot.com/2016/01/a-historia-da-evolucao-humana.html, acessado em 10/03/2019

Outras fontes interessantes que seleciono para abrir discussão com meus alunos, com este vídeo que ilustra um pouco dos Hominídeos:

Gosto de conduzir a discussão para as transformações corporais com os alunos, do tamanho entre crânio e mandíbula, sempre focando na importância da origem da tecnologia em nosso dia a dia, no caso da pedra lascada, dos instrumentos e isso influenciando na transformação do nosso corpo.

Nessa fase eu passo um trabalho para os alunos confeccionarem instrumentos diversificados utilizando somente elementos da natureza, na data marcada já organizo uma aula prática.

3ª e 4ª AULAS - 10.000 A.C.

Este filme é muito ilustrativo para compreender as relações entre diferentes hominídeos em momentos de sua compreensão com os diferentes meios ambientes em que viviam, até chegar no período em que descobrimos a Agricultura, o filme vai favorecer compreender as próximas aulas.

5ª AULA - CONCEITOS E PRÉ HISTÓRIA

Nessa aula apresentaremos um MAPA MENTAL CONCEITUAL DA PRÉ HISTÓRIA, elaborado pela professora, que será trabalhado com aula explicativa/dialogada:

6ª AULA - AULA PRÁTICA SOBRE HOMINÍDEOS, EVOLUÇÃO E FERRAMENTAS

Os alunos entregarão na data desta aula as ferramentas elaboradas pelos alunos e o professor terá preparado situações que utilizem os conceitos apresentados na aula anterior e vai propor aos alunos um jogo de mimica, usando as ferramentas elaboradas, trabalhando o jogo, o lúdico e a compreensão da evolução. Depois, apresente os trabalhos em forma de exposição para a comunica escolar.

7ª e 8ª AULAS - PRÉ HISTÓRIA NO BRASIL, UMA REFLEXÃO RÁPIDA

Apresento aos alunos um pouco sobre o contexto no Brasil e passo o documentário sobre a Serra da Capivara:

Fecho a sequência trazendo uma reportagem sobre a má preservação do parque e trago alguns questionamentos para os alunos debaterem em duplas:

REPORTAGEM