9º Ano - Poder, Território e Conflitos: 1ª Guerra e Revolução Russa


Sequência Didática: Da 1ª Guerra Mundial à Revolução Russa

Público Alvo: 9º Ano do Ensino Fundamental

Estimativa de Aulas: 6 aulas

Conceitos Trabalhados: Imperialismo-Nacionalismo-Território-Morte-Conflitos/Guerra- Direitos Humanos - Cidadania-Socialismo-Comunismo-Anarquismo

Habilidades da BNCC Contempladas: (EF09HI10) (EF09HI11) (EF09HI12) (EF09HI14)

Competências Gerais: 1- Conhecimento / 2- Pensamento Crítico, Científico e Criativo / 6- Trabalho e Projeto de Vida/ (segundo estudos da Profa. Ana Penido, clique aqui)

Competências de Área: 1- O Eu e a Pluralidade/ 2- Tempo, Espaço e Humanidade/ 4- Diversidade (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

Competências Específicas: 1- Conhecimento Histórico/ 3- Fontes e Pensamento Crítico (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

ESTRATÉGIAS

- Aula Expositiva / Dialogada

- Mapas Mentais e Conceituais

- Músicas

- Audiovisual

RECURSOS DIDÁTICOS

- Mapas Conceituais

- Apostila elaborada pela Professora

- Imagens

- Vídeos Informativos

- Música do Puschandale Iron Mainden

1ª e 2 AULAS - APRESENTANDO A FICHA DE GUERRA ELABORADO PELA PROFESSORA

APOSTILA

Durante a exploração da Apostila, vamos linkando com os principais fatos que aprenderam no 8º Ano, como por exemplo as Unificações Alemãs e Italianas, para compreender a rivalidade entre os lados, principalmente entre Inglaterra e Alemanha.

--> IMPERALISMO - TERRITÓRIO- NACIONALISMO alinhamos os conceitos com as Causas.

3º AULA - COMPREENDENDO A GUERRA PELA SUA MENTALIDADE - A MORTE NA 1º GUERRA MUNDIAL

Escrevi uma postagem sobre o assunto, pode verificar CLICANDO AQUI

Para isto, trago a luz a música: PASCHENDALE, do IRON MAIDEN. A música retrata perfeitamente como era o cotidiano nas Trincheiras, os sentimentos dos soldados e o medo da Morte. Não podemos deixar de apresentar aos alunos que o conceito de Morte se transforma com as grandes perdas mundiais após a guerra.

Finalizamos a aula com imagens de soldados que retornaram na Guerra, com imagens e trechos de cartas de soldados e um aúdio de um soldado português que ficou prisioneiro na Alemanha. Existe uma vastidão destes materiais na internet, caso desejarem que envie solicitem pelo nosso email. Não postarei aqui por se tratarem de imagens muito fortes.

4º AULA - EXPLORANDO OS CONCEITOS DE SOCIALISMO E COMUNISMO

Vivemos em tempos de distorções conceituais sérias em nosso país, por isso criei esta aula. Antes de me aprofundar no contexto da Revolução Russa, decidi propor aos alunos que elaborem seus mapas conceituais em uma folha sulfite cruzando os dois conceitos, a partir da leitura do xerox que entregarei a eles, que são cópias do livro 50 CONCEITOS DE POLÍTICA, uma fonte conceitual e acadêmica.

Em breve apresentarei um material de como utilizar Mapa Mental nas aulas de história, ensinando seus alunos a buscarem a autonomia em sua aprendizagem.

5º AULA - REVOLUÇÃO RUSSA - AULA EXPOSITIVA/DIALOGADA

Usaremos este mapa para estudo dos alunos:

Fonte: https://descomplica.com.br/blog/historia/mapa-mental-revolucao-russa/, acessado em 10/03/2019.

Importante explicar a origem do SÍMBOLO, foice (camponeses) martelo (operários)......

6ª AULA - Da `Primeira Guerra Mundial aos Nacionalismo Africanos e Asiáticos

É um assunto muito importante compreender o Neocolonialismo em paralelo ao contexto da 1ª Guerra Mundial, mas principalmente a Resistência dos povos neocolonizados, inclusive implicitar conceitos e para isto um vídeo muito interessante deve ser passado:

Devemos colocar após este documentário os tipos de colonização que aconteceram na África e Ásia, ainda mais especificando os detalhes, trechos de filmes podem ser trazidos para debater o assunto.