9º ANO - DITADURA CIVIL MILITAR


Sequência Didática: Ditadura Civil Militar no Brasil

Público Alvo: 9º Ano do Ensino Fundamental

Estimativa de Aulas: 7 aulas

Conceitos Trabalhados:

Habilidades da BNCC Contempladas: (EF09HI19), (EF09HI20) e (EF09HI21)

Competências Gerais: 1- Conhecimento / 2- Pensamento Crítico, Científico e Criativo /3- Repertório Cultural /7- Argumentação/ 10- Responsabilidade e Cidadania - (segundo os estudos de Anna Penido, verifique aqui

Competências de Área: 1- O Eu e a Pluralidade/ 2- Tempo, Espaço e Humanidade/ 4- Diversidade/5- Temporalidade/6- Debate e Cidadania (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

Competências Específicas: 1- Conhecimento Histórico/ 2- Tempo Histórico/ 3- Fontes e Pensamento -Crítico/ 4- Diversidade e Argumentação/6- Historiografia e Teoria/ 7- Cultura Digital e Criticidade (segundo meus estudos próprios, clique aqui)

ESTRATÉGIAS

- Aula Explanativa Dialogada

- Debates Conceitual e Contextual Histórico

- Elaboração de Esquema conjunto sobre o tema

- Material Audiovisual e Fotográfico

- Uso de Legislação Brasileira

- Uso com Música e Violão

- Grupos Produtivos

RECURSOS DIDÁTICOS

- Constituição Brasileira, Atos Institucionais de 1 a 5, Carta dos Direitos Humanos

- Dicionário Virtual e Aurélio para apoio conceitual

- Música "Pra Não Dizer que não falei das flores" - Geraldo Vandré

- Músicas de Chique Buarque de Holanda, Caetano Veloso e outros

- Violão

- Filme: O que é isso companheiro?

1ª AULA - EXPLORAÇÃO DOS CONCEITOS E AÇÕES LEGAIS SOBRE A QUESTÃO MILITAR

DITADURA CIVIL MILITAR (denominação histórica do período) <--------> INTERVENÇÃO MILITAR (previsto em lei) <-------------> REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA (visão militares)

-----> Utilizar trechos da constituição federal e leis legais que falam sobre Intervenção Militar e dialogar os 3 termos no quadro paralelamente, sem refutar a questão Histórica. Explicar aqui também a relação entre os 3 poderes e os militares, realizando paralelos com a manifestações da atualidade, para refletir acerca da memória histórica.

2ª AULA - EXPLICAR O CENÁRIO DA DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL

Explanar de forma dialogada com a turma e depois elaborar em conjunto um esquema para anotação (para quem preferir existem vários mapas mentais disponíveis na internet). Usar material multimídia para mostrar gráficos e fotografias sobre o tema.

3ª , 4ª E 5ª AULAS - ATOS INSTITUCIONAIS E MENTALIDADE DO PERÍODO

3- Apresentar os Atos Institucionais em seus principais pontos acerca das proibições e trazer em ênfase o significado de um Ato Institucionalizado. Após, se aprofundar com AI-5, lendo com os alunos trecho de sua composição legal: você pode encontrar aqui. Nesta aula daremos um enfoque na Habilidade (EF09HI21), visando a resistência Quilombola e Indígena diante ao modelo desenvolvimentista do período.

4- Seguindo a proposta, levo meu violão para tocar com eles a Música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, em que cada aluno recebe a letra e vamos cantar e tocar, depois analisaremos a música, realizando um paralelo com o AI-5 e o contexto da Ditadura Civil Militar. Você, caso não toque violão, pode levar a música tocada.

5- Separe os alunos em grupos, e os torne Censores da Ditadura Civil Militar, analisando as letras das músicas que vamos propor abaixo, verificando quais trechos eram proibidos pelos Militares.

Músicas propostas para à atividade

6ª E 7ª AULAS - FILME "O QUE É ISSO COMPANHEIRO?"