Ficha Técnica - Personalizando o poder Analítico


Tenho refletido muito acerca de Ferramentas Simplificadas para o fechamento de objetos do cotidiano no dia a dia em sala de aula. Me pego questionando as perguntas diretas que muitos educadores ainda introduzem em sala de aula, mecanizando respostas, sem propiciar o aprofundamento de pontos essenciais daquela aprendizagem. Temos construído ferramentas para introduzir o aluno cada vez mais profundamente nas temáticas discutidas, visando Habilidades essenciais e focando no desenvolvimento de Competências. Vamos oferecer a ideia das Fichas Técnicas, que podem ser organizadas de acordo com a finalidade de cada professor. Vamos explicar um pouco o objetivo dela e depois apresentar algumas ideias de Modelos, vamos lá?

O uso de questionários diretos no Ensino de História tem sido repensando por diferentes estudos e pela própria prática dos professores, inclusive em conversa com os alunos, estes se sentem mais motivados com atividades desafiadoras, sem um roteiro amplo de perguntas que não os fazem refletir e o interessante é sempre propiciar estar ferramentas para serem elaboradas em grupos, o processo de aprendizagem fica mais completo.

A ideia das Fichas Técnicas nasceu com a finalidade de verificar se meus alunos aprenderam os pontos essenciais daquela determinada Habilidade e ou conteúdo, de acordo com o que me proponho no processo das sequências didáticas organizadas. Esta ferramenta é construída para que os alunos passam verificar que todo Fato Histórico é mais do que uma História a ser contada, mas que apresenta significados, fatores, consequências, linha temporal, com efeitos capazes de transformar realidades regionais e ou mundiais. Construa sua proposta de acordo com a finalidade que deseja alcançar com seus alunos, propicie que eles façam em grupo a Ficha, para que além de pontuarem o que se acreditar ser essencial possam dialogar, desenvolvendo com mais qualidade o poder crítico e o diálogo de ideias diferentes.

A Ficha Técnica pode ser proposta como exercício, atividade em grupo, parte da avaliação, ou seja, sempre verifique suas finalidades, suas turmas, na hora de elaborar as suas!

ALGUNS EXEMPLOS