Quadro Conceitual - Aprendendo pela Raiz dos Significados


Dentro da proposta do Método de Imersão Científica, trazemos como uma das ferramentas o Quadro Conceitual, em que o processo de aprendizagem parte do foco de habilidades gerando competências com os estudos dos conceitos centrais de um determinado assunto.

Quadro ganha os seguintes itens: CONCEITOS - SIGNIFICADO - OBJETO DO CONHECIMENTO RELACIONADO - SÍMBOLO. No primeiro eles relacionam os conceitos que apresento, seguindo para dar significado a eles de forma sintética, relacionando com os objetos dos conhecimentos apresentados, fechando com uma representação, um símbolo relacionado ao conceito. A finalidade é compreender de diferentes formas se o aprendizado foi completo, a ponto de uma representação gráfica ser oportunizada. É interessante aqui verificar que representar um conceito é mais complexo do que o significar, já que para isso preciso entender seu contexto. Para alunos inclusos mantemos o item SÍMBOLO e PALAVRA RELACIONADA, com acompanhamento da professora.

Na elaboração o grupo ou o aluno de forma individual vai explorar a raiz do significado, ampliando assim sua fundamentação científica sobre o determinado objeto do conhecimento apresentado pelas propostas curriculares. Como nossa área de atuação é HISTÓRIA, trazemos alguns modelos, mas lembrando que pode ser adaptado para todas as áreas.