Como Introduzir o Aluno na Educação Científica - Etapa 1


O Método de Imersão Científica da Educação Básica nasceu com a necessidade das ideias que fomos tendo mediante a prática de inserir os alunos no campo da pesquisa científica, o fomos observando o desenvolvimento da autonomia. A prática vem ocorrendo desde 2014 e sendo aprimorada nos últimos anos. Muitos professores já vem trazendo para o academicismo para o Ensino Médio e nossa proposta é trazer desde a Educação Infantil, para isto resolvemos responder as perguntas que mais nos realizam nos últimos anos: Como seus alunos conseguem pesquisar os mais variados temas? Como eles compreendem o processo? Para responder estas questões, elaboramos um método simplificado dividido em algumas etapas, e nesta postagem iremos falar da Etapa 1:

1- Explique aos seus alunos sobre como surge uma ideia: Nesta parte o professor pode se utilizar da mais variada criatividade, nós utilizamos a ideia da aula filosófica Anetoda Filosófica, que conhecemos no site Dúvida Metódica, fonte: http://duvida-metodica.blogspot.com/2008/12/anedota-filosfica-isto-aqui-no-existe.html. Salientamos que os professores podem e devem usar suas criatividades, realidades, sempre se adequando as suas turmas.

2- Oportunize Embate de Ideias com a Turma: Aproveite para demonstrar aos seus alunos a existência da diversidade de ideias e visões, se o professor preferir, principalmente para os mais novos, pode se utilizar do conto Os Cegos e os Elefantes (você encontra em Blogs, Sites e Vídeos no Youtube), o que utilizamos como fonte foi o site da Profa. Joelza Ester Domingues: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/um-conto-para-a-primeira-aula-de-historia/.

3- Temáticas e suas Variedades de Problematizações: Após os alunos compreenderem sobre as diversidades de ideias e seus embates, traga exemplos de temas e as mais variadas problematizações deles. Em breve traremos um post de ideias de trabalhos que já orientamos dentro de nosso método nos últimos anos.