Como fazer um Mapa Mental? Para alunos!


Vamos Aprender a fazer um Mapa Mental? Você sabia que este recurso é ótimo para estudar e organizar nossos pensamentos? Descubra praticando! Pode ser divertido, usando desenhos, símbolos, cores, canetinhas! Colocar nosso conhecimento com muita criatividade!



PASSO 1 - PREPARANDO O CONTEÚDO DO MAPA



A-)Para montar seu mapa você pode ter como base uma aula que teve, um texto, um vídeo ou o conjunto de diferentes fontes

B-) Ao ler, grife as principais partes (com marca texto ou lápis de cor, ressalte os trechos)

C-) Ao escutar vídeo, anote as principais falas e ideias

D-) Organize suas anotações e pense em seu mapa mental


PASSO 2- ESCOLHA COMO SERÁ O FORMATO DO SEU MAPA MENTAL



Vou colocar abaixo alguns modelos criados pelos meus próprios ex- alunos e alunos, para que você saiba da capacidade que todos tem, vamos lá?


1- MAPA MENTAL EM ESQUEMA DE PALAVRAS CENTRAIS INTERLIGADAS




2- MAPA MENTAL EM FORMATO DE MAPA HISTÓRICO OU MAPA GEOGRÁFICO


3- MAPAS VISUAIS (PARA ALUNOS QUE GOSTAM DE DESENHAR E USAR POUCAS PALAVRAS)


4- MAPAS COM MISTURA DE DESENHOS E PALAVRAS EM FORMA SIMPLIFICADA

5- MAPAS COM SÍMBOLOS E SETAS ESCORRIDAS COMO ESTRADAS

6- MAPAS SIMPLIFICADOS COM PALAVRAS (O DESENHO NA FOTO FOI PARA ELES ILUSTRAREM A EXPOSIÇÃO)

PASSO 3 - PRODUZINDO SEU MAPA MENTAL


A-) O TÍTULO: Costuma ser a palavra chave ou tema--> coloque na posição seguindo o modelo que escolheu, este é o DESTAQUE

B-) SETAS, LINHAS --> RAMIFICAÇÕES OU SUBTÍTULOS: As primeiras ramificações correspondem às principais áreas de informação que precisam estar no mapa mental. O truque aqui é deixar o sistema de associações do seu cérebro funcionar. Dê nome as suas setas, por exemplo (Economia, Política, Fatores, Cultura). Sempre estes saindo do Título, ou seja, coerente com ele. Dependendo do modelo do mapa mental escolhido, pode ter ramificações de ramificações, saindo delas, como o primeiro modelo apresentado.

C-) SÍMBOLOS: Uma das partes mais divertidas! Os símbolos podem ou não aparecer no Mapa Mental, depende do seu modelo! O importante é que os símbolos se relacionem com cada das palavras escolhidas para o mapa.O exemplo aqui é Modelo 5! Mas outros modelos apresentam associação com desenhos mais simplificados! Use sua criatividade!

D-) PERSONALIZAÇÃO: Lembre-se que o Mapa Mental vai seguir as suas características e organizar suas ideias! Quanto mais ele tiver sua personalidade, mais coerente a você ele será!


PARA DEIXAR VOCÊ MAIS AFIADO, INDICO ALGUNS VÍDEOS ABAIXO QUE ENSINA, VAMOS LÁ?